ESTJP

CURSO DE TEOLOGIA NÍVEL EXPERT

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4:6a). 
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3a).  

O Curso Livre e Gratuito para Desenvolvimento Avançado em Teologia é dividido em dois níveis: Expert e Master. O aluno tem a oportunidade de cursar os dois níveis em apenas dois anos, frequentando as aulas duas vezes por semana, não podendo fazer o Expert junto com o Master (O Expert deve ser cursado antes do Master). 

O Nível Expert é dividido em 4 módulos rotativos, o que permite que haja ingresso de alunos no primeiro e no terceiro módulos, sem perda de conteúdo. 

As disciplinas contidas na grade do Nível Expert são as seguintes: 

 

Nível expert - MÓDULO I

BIBLIOLOGIA

Esta disciplina tem como objetivo trazer conhecimento a respeito da Bíblia e do Cânon Bíblico. É de suma importância conhecer as versões bíblicas, o como e o porquê foram criadas, e entender como foi feita a junção dos livros, a divisão e classificação de cada um deles, bem como a autoria e ano em que cada livro foi escrito para que facilite a compreensão de muitos textos. Serão apresentadas também algumas curiosidades acerca da Bíblia, além de um estudo sobre a história de como o Cânon das Sagradas Escrituras foi constituído.

CRIAÇÃO E A PALAVRA

Neste estudo, haverá um aprofundamento na Palavra de Deus com o objetivo de aprender com o Criador como foram criadas todas as coisas e como surgiu o primeiro ser humano. Estudaremos um pouco sobre algumas teorias que divergem da Palavra de Deus, além de aprendermos mais sobre a Soberania de Deus e o poder da Sua Palavra.

DISPENSAÇÕES I E II

De maneira teológica, a história da humanidade e os tempos bíblicos foram divididos em períodos de tempos, os quais foram devidamente denominados Dispensações. Este método de estudo da Bíblia é o mais antigo de todos e começa a contar o tempo desde o período da Criação até a era vindoura chamada de Período Milenar. A cada dispensação podemos observar que o Senhor faz um novo pacto com a humanidade e com isto é demonstrado o interesse do Senhor em se relacionar com o ser humano ao longo de toda a história!

Nível expert - MÓDULO II

TIPOLOGIA BÍBLICA I, II E III

Embora a Bíblia seja um livro composto por vários livros, ela é homogênea, não existem contradições na Palavra de Deus e todos os seus livros falam do Senhor Jesus. Sendo assim, dizemos que ela é Cristocêntrica. Esta disciplina tem como objetivo apresentar os mistérios a respeito de Cristo que estão expressos de forma intrínseca nos textos do Antigo Testamento. Serão apresentados profecias, tipos, analogias, simbologias, etc. que apontavam para a vinda e vida do Senhor Jesus desde o princípio da humanidade, demonstrando que o plano de redenção já havia sido elaborado por Deus muito antes do que as pessoas imaginavam.

DOUTRINA E RELIGIÃO

Muitas são as doutrinas de homens que têm sido acrescentadas com o tempo nos ensinamentos das diversas denominações existentes no ramo protestante. Estas têm aprisionado pessoas e até afastado a muitas do caminho do Senhor. Há alguns ousados que as aplicam como sendo regras de salvação, mas na verdade estes estão gerando religiosos e não verdadeiros servos de Deus que são direcionados pelo Espírito Santo. Neste estudo, aprenderemos sobre o que de fato a Bíblia condena e como devemos nos portar como servos do Senhor.

Nível expert - MÓDULO III

ESCATOLOGIA I E II

Estas disciplinas têm como objetivo explicar as profecias bíblicas referentes às últimas coisas. Serão apresentadas algumas vertentes teológicas que falam sobre temas como Arrebatamento e Milênio, bem como será tratado de como será a vida após a morte de cada indivíduo à luz dos ensinamentos do Senhor Jesus.

DÍZIMOS E OFERTAS

Existem muitas indagações sobre este assunto. Neste estudo, será apresentado o que a Palavra de Deus de fato ensina a este respeito, além de ensinar o segredo para que um servo de Deus venha a prosperar.

MORDOMIA CRISTÃ

Quando o Senhor criou o ser humano, deu-lhe uma responsabilidade de mordomia: cuidar do jardim do Éden e de tudo o que havia nele. E como bons servos, devemos administrar bem tudo o que Ele colocou em nossas mãos. Nesta disciplina, você aprenderá como deve ser exercida a mordomia para que no fim você seja louvado pelo Senhor.

Nível expert - MÓDULO IV

ECLESIOLOGIA

Sabendo que somos Igreja de Cristo, precisamos entender um pouco sobre o que é ser Igreja, qual a verdadeira identidade da Igreja de Cristo e sua missão, bem como compreendermos como tudo começou!

HISTÓRIA DA IGREJA I E II

Muitas foram as etapas vencidas pela Igreja de Cristo. Neste estudo, será apresentada a história da Igreja desde o princípio. Serão vistas as dificuldades enfrentadas pelos antigos cristãos e o caminho percorrido para que a Igreja conseguisse resistir durante tantos anos. Teremos uma noção de alguns Concílios que foram fundamentais para a formulação da teologia cristã que temos hoje e conheceremos personagens que foram fundamentais em cada um destes períodos.

PNEUMATOLOGIA I E II

Esta disciplina fala sobre o Espírito Santo de Deus, a Terceira Pessoa da Trindade, O Parakletos. Iremos aprender sobre Sua personalidade, a importância de termos o Espírito Santo em nossas vidas, os dons que são distribuídos por Ele ao Corpo de Cristo, a classificação de cada dom, o Fruto do Espírito, bem como a Sua capacidade de convencer o homem de todo pecado. Aprenderemos sobre quem pode ser batizado com o Espírito Santo e com fogo e o que é preciso para que isso aconteça. Também aprenderemos qual é o pecado que não tem perdão!